quarta-feira, 19 de março de 2008

O Mundo Além do Muro



A enchente de 1941 foi a maior registrada na história de Porto Alegre e motivou uma série de obras para proteger a cidade de novas cheias. A mais polêmica é um portento de concreto que rompeu a secular relação da cidade com o Guaíba e seus navegantes, mais conhecido como "O Muro da Mauá".

A minha geração cresceu sem ver o rio desde o centro da cidade, (mal)acostumada a ignorá-lo e associando-o a perigo e poluição, privada de um verdadeiro paraíso natural debaixo do seu prório nariz.

Todavia algo mais acontece por trás do Muro quando a cada final de semana uma frota de pequenas embarcações singra o Guaíba em todas as direções, preservando antigas tradições náuticas e resgatando as relações da cidade com o rio que a originou.

Sim, há vida além do Muro. Basta ter olhos e curiosidade para descobrí-la.



O Yaramar é um elegante veleiro de madeira construído em 1946 , excepcionalmente conservado. A imagem acima foi captada em uma tarde de final do verão de 2008 a partir de outro veleiro em movimento. Arquivo .raw, lente zoom 100-300 mm, ISO 200, 1/640 e f/9,0.




A foto acima transmite bem o espírito da navegação de cruzeiro, não competitiva, onde o que vale é a integração à natureza e estar longe do stress urbano. O local é a Ilha Chico Manoel com Porto Alegre ao fundo e foi captada em .JPG, 7,3 mm, exposição 15 s e f/2,8. O veleiro em primeiro plano aparece levemente desfocado em função do balanço na água. As cores são originais e não foi feito qualquer tratamento na imagem.

Abaixo o Tanics em um ventoso final de tarde de outrubro tendo a fundo a Ponta Grossa.

3 comentários:

Zé Maria disse...

Gostei do blog, parabéns, decerto voltarei, José

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: ‘Brasil será capaz de liderar a preservação da natureza no mundo???...’ Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Gutemberg disse...

Parabéns pelo Blog!

Sempre que o visito, fico impressionado com a qualidade dos teus trabalhos e com o bom conteúdo, que é constante.
Sucesso!

Gutemberg Ostemberg

Free Blog Counter